sábado, 13 de fevereiro de 2016

O método RPG

Com visão de que é necessário tratar a causa da patologia musculoesquelética e não apenas o sintoma, o Método Reeducação Postural Global (RPG) é mais uma abordagem da Fisioterapia que permite o tratamento definitivo de diversos problemas e dores que acometem os pacientes. A RPG se baseia no alongamento global dos músculos antigravitacionais (estáticos), que se organizam sob a forma de cadeias musculares de modo que, onde um músculo termina, o outro inicia, funcionando assim como um “empilhamento de blocos”. Então, se um desses blocos se desloca, os demais também deverão se mover, na tentativa de manter o corpo em equilíbrio.
O método surgiu na França, em meados da década de 80, e foi criado pelo fisioterapeuta francês Philippe-Emmanuel Souchard, que fundamentou o método baseado em seus profundos conhecimentos de anatomia, cinesiologia e biomecânica. O fato de ser um tratamento causal, e não sintomático, é um dos grandes diferenciais da RPG. “O Método se utiliza da queixa ou sintoma do paciente, para chegar à causa do problema, sempre seguindo aquela cadeia muscular que está em desvantagem com relação ao alongamento, e nunca permitindo as compensações musculares" .
O tratamento através da RPG é indicado nas diversas patologias do sistema musculoesquelético, tais como hérnia de disco, lombalgia e lombociatalgia, dores musculares e articulares, cefaleias tensionais, alterações posturais (escoliose, hiperlordose, hipercifose etc), pés planos e cavos, entre outras. Entre os benefícios, o bom alongamento global, melhora do padrão respiratório, melhora do tônus muscular de uma maneira geral e boa consciência corporal.
Não existe contraindicação para o método e pessoas de qualquer idade podem ser beneficiadas com as técnicas da RPG. Antes do início do tratamento, o paciente deve ser submetido a uma avaliação postural, onde serão observadas todas as alterações posturais e traçado o tratamento para aquela sessão, sendo este processo repetido a cada sessão.
A Reeducação Postural Global é baseada em quatro princípios básicos: alongamento, respiração, tração e consciência corporal. “Todo o trabalho se dá à base de terapia manual, onde são utilizadas seis posturas básicas de alongamento, cuja escolha de eleição se dá de acordo com as necessidades do paciente em cada sessão, de acordo com os dados da sua avaliação inicial”.
Cada sessão dura em torno de uma hora, sendo realizada inicialmente uma vez por semana. De acordo com a evolução do tratamento, a frequência passa a ser quinzenal, depois mensal e em seguida o paciente recebe alta. Porém, sempre com uma recomendação de prática de atividade física, para que o trabalho se mantenha. “A duração do tratamento não tem como ser calculada previamente, pois depende de diversos fatores, como patologia do paciente, idade, assiduidade ao tratamento e realização dos exercícios propostos para casa”.
Apenas fisioterapeutas estão aptos a realizar a formação e tratamento através do Método.  A RPG é bastante eficaz e beneficia muito o profissional que escolhe a especialização. “Por ser um método causal, conseguimos, na maioria das vezes, solucionar a causa do problema e debelar a dor, sendo este o nosso melhor “cartão de visitas”, 
Quatro Pilares básicos
O Método de Reeducação Postural Global é baseado nos seguintes princípios básicos:
Alongamento: difere do alongamento utilizado pela fisioterapia convencional, que se baseia no alongamento de músculos isoladamente. Na RPG, o paciente é trabalhado em posturas de alongamento isotônico excêntrico, que envolvem os músculos como um todo, uma vez que eles estão organizados sob a forma de cadeias musculares. Estas posturas são mantidas ao longo do tempo da sessão de tratamento, não sendo permitida nenhuma compensação muscular, daí o método ser também chamado de “Método do Campo Fechado”.
Respiração: todo o trabalho da RPG se faz em associação com a respiração, sendo todas as correções solicitadas durante a expiração, por ser esta de caráter passivo, não havendo, assim, o risco de ocorrer contração concêntrica dos músculos da estática durante as correções. A respiração utilizada na RPG consiste em uma inspiração nasal e uma expiração oral em “bocejo”, que pode se dar em três tempos:
– Tempo 1: caracteriza-se pela descida do peito, objetivando o alongamento da musculatura cervical e dos peitorais;
– Tempo 2: onde é solicitado o fechamento das costelas, que pode seu uni ou bilateral, funcionando, dentre outras coisas, para o trabalho da assimetria que ocorre na escoliose;
– Tempo 3: consiste na contração dos abdominais inferiores, objetivando o trabalho em casos de hiperlordose lombar e anteversão pélvica.
Tração: como os músculos da estática são antigravitacionais, estão trabalhando constantemente para nos manter de pé contra a gravidade e, por isso, têm um elevado grau de tensão muscular, o que costuma nos “achatar” ao longo do dia. Em virtude disso, é de fundamental importância a tração muscular, que na RPG funciona sob a forma de pompagens musculares manuais, tanto na região cervical como na região lombar.
Consciência Corporal: para que o paciente adquira consciência corporal da nova postura alcançada ao longo do tratamento, se faz necessário a repetição diária, em domicílio, das posturas trabalhadas durante a sessão de tratamento, até chegar ao ponto onde o paciente ficará na postura correta de maneira automática e inconsciente.
Posturas básicas
No tratamento com a Reeducação Postural Global (RPG), o trabalho é todo realizado de forma manual, com a utilização de quatro posturas básicas. São elas:
Rã no Chão: pode ser trabalhada tanto com os braços abertos, como com os braços fechados. Consiste em uma postura de decúbito, ideal em casos de dor, que serve para “abrir”, ou seja, para alongar todos os músculos da estática, que se encontram na parte da frente do corpo, chamada de cadeia anterior.
De Pé contra a parede: trata-se de uma postura com carga, ideal para tonificar a musculatura, sobretudo o psoas e o quadríceps, sendo também direcionada para alongamento da cadeia anterior.
De Pé no Meio: trata-se de uma postura de reequilíbrio, utilizada normalmente no final da sessão, sendo também de alongamento da cadeia anterior.
Rã no Ar: tanto pode ser trabalhada com os braços abertos, como com os braços fechados, ideal para casos de dor e que serve para “fechar”, ou seja, para alongar todos os músculos da estática, que se localizam na parte de trás do corpo, sendo chamada de cadeia posterior.
Postura Sentada: serve para trabalhar os “dorsos complicados”, ou seja, casos de hipercifose dorsal, escoliose etc, uma vez que o terapeuta tem a visualização de todo o dorso do paciente, destinando-se também ao alongamento da cadeia posterior.
Bailarina: trata-se de uma postura com carga, também de alongamento da cadeia posterior, sendo muito utilizada em casos de hérnia de disco lombar.







Um comentário: