segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NECROSE AVASCULAR DA CABEÇA DO FÊMUR

Inclinação pélvica à direita,
membro em rotação externa
Inclinação à direita
deslocamento do centro de gravidade
 TERMOGRAFIA


Sobrecarga em quadril direito
sobrecarga Esq <  sobrecarga D

> atividade muscular em MMII D

 Pela analise da biofotogrametria aponta alterações no plano frontal gerando sobrecarga em região de quadril direito confirmado pela termografia computadorizada

  A pelve se inclina lateralmente e um lado fica mais alto que o outro, assim as curvaturas da coluna lombar ficam com uma convexidade em direção ao lado baixo (escoliose), desta forma a perna do mesmo lado fica em “adução postural” e a posição do quadril faz com que uma perna fique aparentemente mais longa que que a outra. Essa alteração postural pode ser provocada pela retração unilateral do tensor da fáscia lata e banda iliotibial, que provocará inclinação para o lado da retração, e/ou pela fraqueza dos abdutores do quadril e glúteo médio de um lado que farão com que a pelve se incline para baixo e para o lado mais baixo.

Anamnese

Diagnóstico clinico: Necrose avascular da cabeça do fêmur bilateral

Queixa principal: Dor ao caminhar

Tratamento realizados: Intervenção cirúrgica de descompressão da cabeça do fêmur bilateral acerca de 3 anos

HDA: Paciente chegou ao setor fisioterápico relatando dor em região adutora de quadril, sem irradiação, que exacerba ao caminhar. no quadril esquerdo.
Ao examinar os documentos nosológicos, (no próximo post, colocarei as fotos da RNM e Radiografias)   constatou a evolução da patologia principalmente em quadril direito.

Objetivo do tratamento: Estabilização da pelve, corrigir os desequilíbrios musculares em MMII, Diminuir o porcentual de gordura, pois o paciente se encontra classificado como Obesidade grau I, segundo análise de bioimpedância, afim de minimizar o estresse mecânico na articulação do quadril, e o seu progresso.

Conclusão: O desvio postural mencionado foi um agravante para a evolução da patologia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário